O projeto pesquisava a campanha Diretas-Já durante os períodos de 1983 a 1984 e a história da imprensa na redemocratização do Brasil. A Lei de Anistia completou 40 anos em 28 de agosto de 2019, em meio à nefasta difusão do negacionismo referente ao período traumático e conflituoso da Ditadura instaurada pelo Golpe de 1964.Nos termos em que foi aprovada, a lei contribuiu para o silenciamento quanto às torturas e aos demais crimes cometidos pelo Estado. Se o silenciamento permitiu a construção de um imaginário social sobre o período frequentemente distorcido, as páginas desses jornais (O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Tribuna da Imprensa e Correio Braziliense), em circulação na época, apresentam fragmentos das intensas disputas envolvidas no processo que resultou na Anistia. Revisitar aquele período através do que se publicou entre 15 de agosto e 15 de setembro de 1979 permite a compreensão das disputas, narrativas e interesses que moldaram o processo histórico de maneira a instrumentalizar e qualificar o debate contemporâneo, bem como ensejar discussões que possibilitem a análise crítica e, consequentemente, o enfrentamento dessas memórias.
A pesquisa levou os alunos a fazerem um levantamento detalhado na grande imprensa da cobertura sobre o processo de aprovação da lei da anistia no congresso nacional, e a perceber o quanto havia abordagens conflituosas em torno da anistia nacional. O Levantamento que resultou em um banco de dados.
O projeto levou a exposição no Centro de Memória e Pesquisa Histórica (CMPH), na sala de exposição, o evento de abertura da exposição contou com socióloga Lenira Machado que esteve presa com Dilma Rousseff.
Também foi desenvolvido um minicurso, cujo tema era; "A anistia de 1979 e o ensino de história." apresentado pelo professor tutor do projeto Denílson Botelho com auxlio dos petianos.
Além disso, uma publicação na Revista Hydra : 40 anos da Anistia entre o esquecimento e o negacionismo, disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/hydra/article/view/9875