Oi, eu sou o Mario! Curso História na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atualmente estou no 3° termo da graduação e tenho 20 anos. Entrei no PET História Unifesp em setembro de 2023 como voluntário e agora sou bolsista.
Ingressei no PET pois o vi como uma oportunidade de me desenvolver academicamente na universidade e aprender mais sobre a pesquisa científica. Na época esse desejo veio da minha vontade de seguir carreira como pesquisador.
Acredito que as minhas áreas de maior interesse dentro do curso de história atualmente sejam história do Brasil, história da África e história contemporânea.
Me chamo Sabrina Sayuri Yasuda, tenho vinte anos de idade e sou estudante do sétimo termo de História (licenciatura) na Universidade Federal de São Paulo. Sou pesquisadora do grupo PET-História Unifesp há três anos, onde desenvolvo atividades de pesquisa, ensino e extensão. Atuei como pesquisadora nos seguintes projetos: “Mulheres e edição: autoras e tradutoras no acervo da Companhia Editora Nacional” (2024), “Memória PET” (2023-atual), “PET-Entrevista” (2023-atual), “As gentes e as águas: a ocupação humana e a hidrografia do planalto paulista no período colonial: séculos XVI-XVII” (2022-atual) e “A Campanha Diretas-Já (1983-1984): história e imprensa na redemocratização do Brasil" (2022).
Tenho interesse nas áreas de História do Brasil colonial e História da imigração contemporânea. Atualmente, desenvolvo uma pesquisa sobre associativismo japonês para meu TCC.
Meu nome é Cesar Tadeu Mungo Trezena, tenho 19 anos, e sou da zona leste de São Paulo, Penha de França. Ingressei na Unifesp em 2023, e em julho daquele ano entrei para o PET. Na minha jornada acadêmica até aqui, as matérias que mais tive proximidade e afinidade foram história da América colonial (América 1) e história do Brasil colonial (Brasil 1).
Comecei a fazer parte do PET História Unifesp em setembro de 2023, tornando-me bolsista em janeiro de 2024. Apesar da minha área de interesse ser História Antiga, fazer parte deste grupo me introduziu a oportunidades de trabalhar em pesquisas de períodos e temas diferentes de que eu, sozinha, não teria os formulado. Pelo meu foco atual ser o bacharel em História, pertencer a um grupo de pesquisa e extensão, conhecida e importante, da própria universidade é uma honra, uma vez que estou experimentando um pouco e aprendendo mais acerca do que espero para a minha vida. Os projetos variados a que são nos dados expõe as diferentes possibilidades de atuações possíveis, desde história oral, a investigar relatos e ler dossiês com recibos, além de catalogar documentos online. Poder vivenciar tudo isto desde o meu primeiro ano da faculdade é gratificante e tranquilizador.
Entrei na Unifesp em 2022, após me mudar do Rio de Janeiro para São Paulo. Faço parte do PET desde o final de 2023 como voluntária. Me tornei bolsista em junho de 2024. Venho me interessando cada vez mais pela área da História Antiga.
Oii, me chamo Leonardo e sou do interior de São Paulo e ingressei no curso de História da UNIFESP em 2023. Descobri o projeto do PET durante os primeiros dias da calourada e logo já tive interesse em participar. Fui buscando mais informações sobre o projeto, como funcionava e o que faziam e como entrar nele. Ingressei no projeto em dezembro de 2023, e fiquei como voluntário por um ano até me tornar bolsista em dezembro de 2024. Gosto muito da ideia do projeto e como ele auxilia nós graduandos a apreender melhor o ofício do historiador, como fazer a pesquisa histórica na prática, além de diversas outras habilidades que adquirimos ao cumprir o tripé da Universidade: o Ensino, Pesquisa e Extensão. Minhas áreas interesse atualmente são: História Contemporânea, História da América Latina, História da Ásia, História da África .
Ingressei no PET - História UNIFESP em abril de 2024, atuando como voluntária. Desde o início da graduação tive afinidade com as áreas de História do Brasil e História da América, me juntar ao PET fez com que esse interesse crescesse ainda mais, podendo trabalhar de forma prática em pesquisas que aprofundam essas e outras áreas do conhecimento historiográfico. Além disso, o desenvolvimento das pesquisas me ajudou a ter maior contato com o ofício do historiador e adquirir experiência dentro do ambiente acadêmico, sendo uma experiência enriquecedora que faz a diferença tanto no currículo acadêmico quanto na vivência universitária.
Meu nome é Laura Mateus de Oliveira, sou graduanda no curso de História na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos (EFLCH/UNIFESP) e estou iniciando meu ciclo como pesquisadora bolsista no PET História. Tenho interesse em me aprofundar na área de História dos Territórios Periféricos e decidi ingressar no PET quando descobri nele a possibilidade de me desenvolver como pesquisadora além de ampliar minhas habilidades em outras funções através das mais diversas atividades que cumprimos aqui para o funcionamento do projeto.
Eu sou o João Victor e entrei no PET logo agora, no início de 2025, mas sempre tive vontade de fazer parte do programa desde 2023 quando entrei na universidade. Espero poder contribuir para o projeto e amadurecer muito dentro do grupo, aprendendo, mas também ajudando o PET a crescer cada vez mais.
Me chamo Beatriz, tenho 20 anos e sou estudante sou do 5° termo de História da Universidade Federal de São Paulo. Ingressei no PET em abril de 2025, como bolsista no intuito de me desenvolver academicamente, tendo a oportunidade de realizar de forma prática pesquisas que aprofundam em diversas áreas do conhecimento histórico. Desde o início da graduação minhas afinidades flertam com a História Social, História da Educação e o uso da literatura como fonte histórica de conhecimento, ambos no contexto do Brasil do século XX. Acredito que o projeto seja uma experiência enriquecedora, tanto na vivência acadêmica como no desenvolvimento do ofício de historiador.
Me chamo Igor Sant'Ana dos Santos, tenho vinte e um anos de idade, estou no terceiro termo do curso de História na Universidade Federal de São Paulo. Dentre as disciplinas que já cursei, as que mais despertaram meu interesse foram: Brasil, Ásia e África, matérias que ampliaram minha compreensão para uma narrativa decolonial da história.
Me chamo Juliana, tenho 19 anos e sou estudante do 3° termo da graduação em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Entrei para o PET, como voluntária, no primeiro semestre de 2025 e tenho muito interesse em atuar na área de pesquisa, especialmente em temas relacionados à América e ao Brasil, além de desejar explorar e me desenvolver no campo docente.
Graduando em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bolsista do Programa de Educação Tutorial em História (PET-História) desde 2025, atuando em projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Me chamo Najla, tenho 20 anos e ingressei na Unifesp em 2022. Durante a graduação, atuei como monitora de História Moderna e estagiei na área de catalogação de documentos. Meu interesse por pesquisa e extensão me levou a integrar o Programa de Educação Tutorial (PET). Minhas áreas de interesse incluem História Contemporânea do Brasil, História Cultural e Patrimônio.
Graduando em História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) História desde 2024, participando de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Comecei o curso de História na Unifesp em 2022, e atualmente estou no sétimo período da graduação. Minhas áreas de interesse são a História Contemporânea, História do Brasil e a Teoria da História. Enxergo no PET uma chance de me integrar na faculdade e conhecer o processo de pesquisa.
Oie! Meu nome é Raiza, tenho 19 anos e ingressei no curso de História da Unifesp no início do ano passado. Sempre tive muito interesse pela área da educação, e vi no PET uma oportunidade de me aprofundar nesse meio, por isso quis me inscrever.
Oii! Meu nome é Mateus, sou do interior de São Paulo e entrei na Unifesp em 2024. Entrei no PET História Unifesp no inicio de 2025, um projeto que sempre me interessei desde que conheci no início da graduação e vejo nele uma excelente oportunidade de me qualificar como estudante e profissional. Minhas maiores áreas de interesse são História do Brasil, História da América e História da Ásia.