UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - DESDE 1933
O PET (sigla para “Programa de Educação Tutorial”) é um programa do MEC que envolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. Vinculado ao Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o PET-História foi criado em janeiro de 2009 e atualmente envolve o trabalho de 18 alunos da graduação e dois tutores.
Nossa jornada ao longo dos anos tem sido marcada por uma série de projetos inovadores, diversificados e desafiadores. Na seção "Projetos", você encontrará tanto o tesouro de trabalhos e resultados produzidos no últimos anos pelo PET, quanto conhecer um pouco mais o que estamos investigando atualmente.
Fique atualizado com nossas atividades mais recentes na seção de "Notícias", onde compartilhamos nossos eventos, conquistas e contribuições para a comunidade acadêmica. E para conhecer as mentes que compõem o núcleo do PET-História UNIFESP, a seção "Equipe" revela os perfis dos membros do programa.
Professor da área de História da América na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP), fez Mestrado (1998-2002) e Doutorado (2006-2011) em História Social pela mesma universidade (FFLCH-USP). Possui experiência docente em ensino fundamental, médio e superior, tendo, neste último, trabalhado em universidades públicas e privadas, como UNISA, UFOP, PUCCAMP e UEL. É atualmente tutor do PET-História Unifesp. Estuda os impérios coloniais ibéricos durante o período moderno, com especial ênfase nas conexões luso-castelhanas na América Meridional entre os séculos XVI e XVII. Atua como pesquisador na intersecção das áreas de História da América Colonial, História Ibérica e História de São Paulo no período colonial e desenvolve a pesquisa "Dinâmicas do espaço platino: pessoas e objetos em circulação pelos caminhos do Prata entre 1530 e 1640." É um dos líderes dos Diretórios de Pesquisa: "A monarquia hispânica e o império dos Felipes (1580-1640)" e "História e Historiografia das Américas". Integra o Diretório de Pesquisa "Impérios Ibéricos no Antigo Regime: política, sociedade e cultura" (CNPq). É um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisa em Histórias das Américas (LAPHA) da UNIFESP e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre os Impérios Ibéricos na Época Moderna (séculos XV-XVII), o FINISTERRA_lab (USP). Faz parte do pólo brasileiro da Red Columnaria; integra a rede internacional GEOPAM (Geopolítica Americana de los siglos XVI e XVII), o ande - Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores sobre o Paraguay, a Red Cutura y Lenguas Indigenas, e compõe o rol de pesquisadores da Base de Dados "BRASILHIS-Redes pessoais e circulação no Brasil durante o periodo da Monarquia Hispânica (1580-1640)". Autor dos livros: Lastros de viagem: expectativas, projeções e descobertas portuguesas no Índico (1498-1554) (Annablume, 2010) e São Paulo no império dos Felipes: conexões na América Meridional (1580-1640) (Intermeios, 2014).
Graduado em História (1993), Mestre (2000) e Doutor (2007) em História Social, todos os três pela Universidade de São Paulo (USP). Entre 2022 e 2023, fez pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) sob a supervisão da Profa. Dra. Giselle Martins Venancio, com bolsa PDS da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, área de Teoria da História, atuando tanto na graduação como em seus dois Programas de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Ainda na Unifesp, é um dos tutores do Programa de Educação Tutorial do Departamento de História (PET-História), junto com o Prof. Dr. José Carlos Vilardaga, e coordena, juntamente com o Prof. Dr. Luis Filipe Silvério Lima, o projeto Observatório da História (histobs.hypotheses.org). Foi Pesquisador Residente na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, sediada na Universidade de São Paulo (BBM-USP), no período de novembro de 2019 a outubro de 2020. Fez parte da Diretoria da Seção São Paulo da Associação Nacional de História (Anpuh) nas gestões 2018-2020 e 2020-2022. Faz parte, como Diretor de Publicações, da diretoria eleita da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) para o triênio 2021-2024. Foi um dos editores executivos da revista História da Historiografia no biênio 2016-2018, publicação na qual integra o Conselho Consultivo desde 2013. Como pesquisador, interessa-se por temas relacionados à teoria da História, à história da historiografia brasileira, à história intelectual e das ideias e à história do livro, da edição e da leitura. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e da Red Iberoamericana de História de la Historiografia, membro da International Network for Theory of History (INTH) e pesquisador associado aos grupos de pesquisa Teoria da História e Historiografia Márcia DAléssio (Unifesp), LETHIS - Laboratório de Estudos em Teoria da História e História da Historiografia (UFES), HISTOR - Núcleo de Estudos de Teoria da História e História da Historiografia (UFRRJ), LABTEO - Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (USP) e LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (USP). É também "referente externo" do Observatorio Historiográfico del Sur (OBHISUR), coordenado pelo Prof. Dr. Tomás Sansón Corbo na Universidad de la República (Uruguai).
AS GENTES E AS ÁGUAS: a ocupação humana e a hidrografia do planalto paulista no período colonial
O trabalho busca promover uma ampla pesquisa documental - que inclui atas de Câmara, inventários, datas de chão, cartas, crônicas e relatos - que identifique...
Mulheres e edição: autoras e tradutoras no acervo da Companhia Editora Nacional
Fundada em 1925 por Monteiro Lobato e Octalles Marcondes Ferreira, a Companhia Editora Nacional (CEN) constituiu-se como uma das maiores e mais importantes editoras...
memória pet kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mkkkk kk
O projeto Memória PET tem como objetivo geral reunir e preservar os arquivos referentes à memória dos anos de atividade do grupo PET-História/Unifesp desde sua criação, em 2009.
Entre em contato pelo e-mail pethistoria.eflch@gmail.com para saber mais sobre o projeto!